PGR - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

QUE É ? O PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos é a compilação de todos os planos relacionados com a prevenção de riscos ambientais, respostas a impactos ambientais e ainda com o gerenciamento de resíduos sólidos de forma a atender de maneira abrangente o gerenciamento de emergência, o qual por sua vez é um dos elementos principais de um programa de gerenciamento de riscos.

QUAL O OBJETIVO ? Para o gerenciamento de riscos geralmente se adota uma série de ações preventivas as quais têm por objetivo evitar que os acidentes ocorram, porém mesmo adotando-se estas medidas preventivas deve-se supor que os acidentes podem ocorrer e, portanto, a empresa bem como seus empregados e colaboradores devem estar preparados para minimizar e dominar as emergências advindas destes acidentes.

COMO É FEITO ? Faz um levantamento dos riscos que podem provocar impactos ambientais atingindo proporções alem das divisas da empresa. É elaborado por Engenheiro legalmente habilitado e devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia.

QUEM ESTÁ OBRIGADO A FAZER ? Toda e qualquer empresa que desenvolva atividades que possam acarretar acidentes que afetem a comunidade circunvizinhas deve estabelecer um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

QUAL A VALIDADE DO PGR ? Deve ser reavaliado sempre que ocorrer alterações no processo ou na implantação de novos produtos que necessitem planos de emergência.

A RSAFETY ELABORA TODO O ESCOPO DO PGR, INVENTÁRIO DE RISCO, PLANO DE AÇÃO, TREINAMENTO DE SEGURANÇA, CRONOGRAMA DE REQUISITOS

LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS - LTCAT

O QUE É O LTCAT? O LTCAT é um documento obrigatório, exigido em especial pelo INSS, a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações, insalubres ou não insalubres, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, os expõem a agentes nocivos (físicos, químicos ou biológicos, ou ainda a associação destes).

QUAL É O OBJETIVO DO LTCAT? O LTCAT é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.

COMO É FEITO? São avaliados os riscos de forma qualitativa e quantitativa, procedendo-se em seguida, o enquadramento de acordo com os parâmetros legais, em especial, referente aos Limites de Tolerância. O responsável pela elaboração e assinatura do LTCAT é o Engenheiro de Segurança do Trabalho devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia.

QUAL A VALIDADE DO LTCAT? De acordo com a Instrução Normativa INSS/DC 078 de16/07/2002 o empregador deverá manter o LTCAT atualizado com referências aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores.

A RSAFETY ELABORA TODO O ESCOPO DO LTCAT